SÁBADO por C-Studio

Partilhe nas Redes Sociais

Alojamento Local com Tranquilidade
Alojamento Local com Tranquilidade

Chegámos, como se costuma dizer, à parte mais divertida. Cumpridos os requisitos legais, é hora de cuidar do seu Alojamento Local e torná-lo verdadeiramente único.

Apontamentos para tornar a visita inesquecível

Simples passos fazem toda a diferença, como oferecer aos seus hóspedes um welcome kit que apresente os melhores produtos da região ou cidade – chá, café, queijos, enchidos, vinhos ou licores – onde fica o seu alojamento. Mas não descure a apresentação: coloque os produtos, por exemplo, numa cesta ou num antigo caixote de madeira pintado, nunca nos armários onde os hóspedes anteriores deixaram meio pacote aberto de sal (já agora, retire sempre as “sobras” de quem fez o check-out). São pormenores pouco dispendiosos como este que tornam a estadia dos seus hóspedes memorável e que se traduzem, mais tarde, em críticas positivas.



Pode ainda criar um livro de sugestões que guie os seus hóspedes aos monumentos menos conhecidos e aos restaurantes mais familiares da zona (os monumentos e os restaurantes apinhados surgem em qualquer guia comprado na loja duty-free do aeroporto). Tente também oferecer recordações – acompanhadas de um simpático cartão ou postal assinado por si e com os seus contactos – que remetam mais tarde para a experiência e, claro, para o seu alojamento. Depois chegam os mimos: se o seu alojamento for no campo, providencie lenha e acendalhas para a lareira, bem como boas mantas e uma ou mais bicicletas para visitar as redondezas; caso seja à beira-mar, pode oferecer um kit com miniaturas de protetores solares, cremes after-sun, etc. (vendem-se hoje em dia em qualquer supermercado e mostram que se preocupa com a saúde e o bem-estar dos seus hóspedes). Entre ainda em contacto com as empresas turísticas locais e consiga para os seus hóspedes descontos em restaurantes e diversões.

Gestão de reservas

Esta é uma questão muito importante. Pode cair na tentação, principalmente no início do seu negócio, de não definir uma estadia mínima na ilusão de que poderá estar assim a alienar clientes. Pelo contrário, aceitar uma reserva curta (um, dois dias) pode inviabilizar uma reserva longa (sete dias) que chegue logo depois. A longo prazo, definir uma estadia mínima compensa. Por outro lado, pode flexibilizar a oferta, possibilitando estadias mais curtas na época baixa. O importante é estudar a sua cidade ou região e perceber que acontecimentos – como jogos internacionais de futebol, eventos desportivos, concertos e festivais de música, cimeiras e conferências de negócios, etc. – podem atrair clientes de curta duração nos períodos menos movimentados do seu alojamento. E não se esqueça de tratar estes hóspedes que passam um mero fim de semana no seu Alojamento Local com toda a atenção e esmero: uma boa experiência, ainda que curta, na época baixa pode traduzir-se numa reserva de longa duração na época alta.

Tem atividades complementares de animação turística?

Melhor do que realizar acordos com empresas de animação turística é ser você – ou a sua empresa – a conduzir os hóspedes de tuk-tuk pela cidade, levá-los num passeio de todo-o-terreno pelo campo, guiá-los em caminhadas e passeios pelos bosques para fotografar a fauna e a flora, mostrar-lhes e explicar-lhes a importância dos nossos monumentos, disponibilizar o aluguer de embarcações de pesca e serviços de táxi fluvial ou marítimo e alugar motas de água ou as famosas e divertidas “bananas”.

Para criar um negócio de animação turística deve primeiro entrar no Registo Nacional dos Agentes de Animação Turística (RNAAT). Registado o seu negócio, deve então fazer uma comunicação prévia através da mesma plataforma. Refira quais as atividades de animação turística que pretende exercer e entregue uma cópia simples das apólices de seguro obrigatórias: acidentes pessoais, responsabilidade civil e assistência para os clientes se o serviço incluir viagens para o estrangeiro. Parece confuso? Não se preocupe, agora pode ter todos os seguros mencionados numa única apólice incluindo para os populares tuk-tuk e os veículos TVDE (Uber, Bolt, Cabify ou Kapten).

De acordo com o seu negócio de animação turística, a Tranquilidade disponibiliza-lhe três seguros diferentes, com as componentes de acidentes pessoais e responsabilidade civil integradas, garantindo as mais variadas atividades:

ATIVIDADES TURÍSTICAS

ATIVIDADES TURÍSTICAS

Organização de caminhadas, visitas a locais de interesse, passeios de bicicleta, entre outras
PASSEIOS TURÍSTICOS AUTOMÓVEIS

PASSEIOS TURÍSTICOS AUTOMÓVEIS

Para tuk-tuk e outros transportes de passeio turístico, veículos TVDE e passeios com visitas a museus ou roteiros turísticos
ATIVIDADES MARÍTIMO-TURÍSTICAS

ATIVIDADES MARÍTIMO-TURÍSTICAS

Atividades aquáticas, como o aluguer de pranchas e negócios em embarcações a motor

Como ser um bom anfitrião

Já ouviu falar de hosts e super hosts de plataformas como o Booking e o Airbnb, mas, no fundo, qualquer pessoa que aposta num Alojamento Local deve fazer tudo ao seu alcance para ser aquele super host que os clientes nunca esquecem e que encaram como um verdadeiro amigo. Para tal, não se esqueça de:

Tracker ID: 29460362