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Com as portas do seu Alojamento Local abertas ao mundo, chegou a altura de geri-lo no dia a dia, o que já não é um bicho de sete cabeças. Basicamente, pode escolher gerir o seu Alojamento Local pessoalmente ou contratar uma empresa especializada na gestão de Alojamentos Locais.
Lembre-se de que pode recorrer às formações da ALEP (Associação do Alojamento Local em Portugal) para aprender mais sobre métodos e ferramentas de faturação, gestão de uma carteira de reservas, publicidade do seu negócio no mercado internacional e a indispensável comunicação de dados dos seus hóspedes ao SEF. Desta forma certifica-se de que o seu negócio é gerido pela pessoa que mais sabe sobre ele: você.
Ao gerir pessoalmente o Alojamento Local, tenha o cuidado de providenciar aos seus funcionários e/ou parceiros de negócio todas as condições para realizarem as tarefas com segurança, bem como garantir aos seus hóspedes uma estadia sem percalços. A Tranquilidade dá-lhe esta segurança, disponibilizando todos os seguros necessários para o seu Alojamento Local, que protegem tanto as pessoas que trabalham para si como o negócio como um todo.
Pode preferir recorrer a empresas especializadas com experiência no mercado, que tratam de todos os aspetos do dia a dia do Alojamento Local por si, libertando-o, por exemplo, para outras áreas como o contacto mais direto com o cliente. Escolher uma das muitas empresas disponíveis no mercado – como a Homing, a Gesthomes ou a Guestready – depende das suas necessidades e expectativas, uma vez que existem vários pacotes de serviços com preços diferentes, dos mais simples (realização do check-in) aos mais completos (pacotes de boas-vindas, serviço de lavandaria e/ou limpezas, criação e gestão de anúncios online que podem implicar uma sessão fotográfica profissional do imóvel, decoração, etc.). Pode no entanto contar sempre com:
Ao contratar um parceiro de negócio fica certo de que o seu Alojamento Local está nas mãos de uma equipa com know-how especializado, sendo que, pelo facto de terem uma carteira alargada de clientes, apresentam a massa crítica necessária para conseguir descontos e maior visibilidade nas plataformas internacionais, bem como parcerias proveitosas com as mais diversas empresas turísticas, desde restaurantes a empresas de transfers (os famosos tuk-tuk), passando por empresas de eventos e tours que elevem a experiência dos seus hóspedes e tornem a sua visita ao nosso país verdadeiramente inesquecível. Tenha porém em conta que, mesmo alocando a gestão diária do seu Alojamento Local a uma equipa especializada, deve ser sempre você a dar a cara pelo seu negócio, com simpatia, disponibilidade e profissionalismo.
Existem algumas exigências legais às quais deve obedecer quando cuida do seu AL. Para além de cumprir os requisitos gerais, deve ainda assegurar as adequadas condições de conservação e funcionamento das instalações e equipamentos.
Tenha sempre presente que o não cumprimento das obrigações implica sanções monetárias. No caso de falhas na identificação do AL, as coimas variam entre os 50 euros e os 7.500 euros, enquanto as penalizações por não cumprir os requisitos de segurança vão dos 125 euros aos 40.000 euros.
Não é necessário ser especialista na famosa Lei de Murphy para saber que os imprevistos vão sempre acontecer. Desde canos entupidos a fogões avariados, passando por aquele mobiliário que o hóspede danificou sem querer, o que importa é estar preparado e precavido para esses pequenos incidentes decorrentes de manter portas abertas ao público. Num caso destes, deve agir de imediato para evitar constrangimentos aos seus hóspedes e tentar repor a normalidade do estabelecimento. Deve verificar se a situação está coberta pelo seguro que contratou para o seu AL e contactar a seguradora para esta atuar rapidamente.
As suas responsabilidades como proprietário do Alojamento Local não podem ser postas em causa. A solução AL da Tranquilidade protege-o não só a si, como ao seu alojamento e respetivos hóspedes, cobrindo:
Se surgir algum imprevisto com os seus empregados domésticos, lembramos de que deve acionar o seu seguro de acidentes de trabalho. Mas o mais importante é estar diariamente atento à gestão do seu AL para prevenir qualquer percalço que incomode a estadia dos seus clientes.
Lembre-se de que, segundo a nova legislação, o condomínio pode ter o poder de decisão sobre a abertura do seu Alojamento Local ou, uma vez aberto, sobre a sua viabilidade e continuidade. Assim, é essencial contar com a boa vontade dos seus vizinhos e assegurar-lhes que tomou todos os passos para que o seu Alojamento Local seja usufruído pelos hóspedes sem incomodar ou chocar de qualquer forma contra os interesses dos restantes moradores do prédio. Para tal deve contar com a colaboração dos seus clientes, pelo que o livro de informações que citámos deve explicar claramente quais as regras do Alojamento Local (por exemplo, quanto ao ruído depois das 22h00) para que todos – você, os seus hóspedes e os seus vizinhos – possam conviver em paz.